Cidades

Lixo e insegurança tomam conta de cartão postal de Guarulhos

Em uma das principais entradas da região central de Guarulhos, antes de se chegar a avenida Tiradentes, há duas praças: IV Centenário e Prefeito Paschoal Thomeu. Consideradas cartões postais da cidade, são cheias de árvores e bancos. Mas basta ficar alguns minutos no local para perceber que estão abandonadas.
 
Na praça IV Centenário, muitas peças de roupa ficam espalhadas pelo chão, enquanto e algumas pessoas em situação de rua aproveitam o movimento dos semáforos ao redor para pedir esmolas. “Eu não tenho coragem de passar pelo meio da praça, prefiro dar uma volta maior para chegar ao meu trabalho”, conta Larissa Góes, 26 anos, operadora de caixa. Larissa diz que as árvores encobrem muito a praça e como muitas pessoas costumam dormir ali, ela acredita ser perigoso passar por lá.
 
 Além disso, algumas partes da praça precisam de manutenção como os caminhos e as escadas, que precisam ser niveladas para que um acidente mais grave não ocorra. Do outro lado da avenida, na praça Prefeito Paschoal Thomeu, alguns problemas se repetem como os buracos pelos caminhos onde as pessoas costumam atravessar.
 
Próximo de onde está localizada uma base da Guarda Civil Municipal, há uma grande quantidade de lixo acumulado. “Este lixo está aí há mais de uma semana. Não adianta a Prefeitura juntar o lixo num canto só para falar que limpou. Deixar ele aí só incentiva as outras pessoas jogar mais lixo também”, reclamou Pedro Manoel, 68 anos, aposentado.
 
Frequentadores da praça reconhecem que a praça costuma ser limpa com frequência, mas é normal encontrar sujeira no local, apesar de haver cestos de lixo espalhados.
 

Posso ajudar?