Cidades

Lixo gerado pela favela Hatsuta já toma conta do canteiro central da avenida Tancredo Neves

Grande parte dos detritos deixados na via é gerado pelo descarte de materias não recicláveis

Parte do lixo acumulado da favela Hatsuta foi despejado no canteiro central da avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, na região do Cecap. Desde o último fim de semana, entulhos e móveis abandonados, como sofás e cadeiras, avançam para o lado oposto da via.

Em entrevista dada ao HOJE, o líder comunitário e presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Hatsuta, Gilvan Laércio da Silva, já havia declarado que as famílias que contribuem para o lixo acumulado, que invade parte da pista da avenida, são uma exceção da comunidade. "Os resíduos da reciclagem prejudicam os motoristas, mas a própria Prefeitura deveria fazer a fiscalização para desobstruir a via".

A Prefeitura informa que realiza periodicamente a limpeza e varrição na avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves. A limpeza da via e a remoção de móveis usados, depositados no local de forma irregular, são feitas pelo Departamento de Limpeza Urbana em conjunto com a Proguaru.

No entanto, mesmo após o trabalho ser realizado a comunidade volta a depositar entulho e lixo no local. O governo municipal busca soluções para resolver o problema, que é bastante complexo, pois envolve moradias e meio ambiente, entre outros fatores. Com relação ao acúmulo de resíduos, a Secretaria de Serviços Públicos informa que realizará limpeza do local ainda nesta semana.

Posso ajudar?