Imóveis usados e a locação de casas e apartamentos tiveram queda no primeiro mês de 2011 na cidade de São Paulo. Os dados são de pesquisa feita pelo CRECI – SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) com 501 imobiliárias da capital. Os dados mostram que as vendas de imóveis usados caíram 28,56% em comparação a dezembro do ano passado. Já no aluguel, a queda registrada foi de 5,77% levando em consideração casas e apartamentos.
Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI-SP, as férias escolares e o carnaval também contribuem para a queda nas negociações imobiliárias. Além disso, no final do ano a tendência é um aumento no número de contratos: "É o refluxo da bonança de Natal, quando as vendas cresceram 29,26% e a locação aumentou 10,66%", afirma.
Pesquisas – Nas imobiliárias consultadas, apartamentos foram mais vendidos do que casas, com uma diferença de 35,56%. A média geral dos preços dos imóveis 1,4% entre janeiro e dezembro. Os bairros paulistanos nos quais o preço teve maior alta foram Campo Belo, Cidade Jardim, Higienópolis e Itaim Bibi.
Em relação às formas de garantia utilizadas para o aluguel, o uso de fiador para locação foi de 46,55% em novos contratos, seguido pelo seguro de fiança (23,1%,) e pelo depósito antecipado(29,66%).