Polícia

Loja de brinquedo de Guarulhos era utilizada para esquema de lavagem de dinheiro, segundo SSP

Operação de lavagem de dinheiro em Guarulhos - Foto: Divulgação
Operação de lavagem de dinheiro em Guarulhos - Foto: Divulgação
Operação criminosa que atuava em Guarulhos e região utilizava os estabelecimentos comerciais para lavagem de dinheiro

A Polícia Civil, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Secretaria da Fazenda deflagraram, nesta quarta-feira (22), a Operação Plush para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. 

O esquema utilizava uma rede de lojas de brinquedos, sendo que um dos estabelecimentos alvo dos mandados de busca e apreensão está localizado em Guarulhos, dentro do Internacional Shopping.

Equipes da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Estratégicas (DOPE) e demais agentes cumpriram seis mandados judiciais em quatro cidades do estado, mirando, além de Guarulhos, em estabelecimentos na capital paulista e em Santo André, no ABC Paulista, todas, assim como em Guarulhos, dentro de shoppings centers (Mooca Plaza; Center Norte e ABC. 

As investigações se iniciaram após o rastreamento de duas mulheres que, sem ocupação lícita declarada, realizaram grandes movimentações financeiras e investimentos de alto custo para abrir lojas de uma rede de franquias de brinquedos de pelúcia.

A Polícia Civil aponta que as suspeitas são familiares de um homem que foi um dos principais fornecedores de drogas na capital, mas que foi assassinado em 2022 em uma disputa interna da facção. A principal linha de investigação é que a rede de brinquedos era utilizada para “maquiar” o lucro ilícito obtido com o tráfico de drogas.

A Operação Plush segue em andamento.

 

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!