Economia

Lojas em shoppings esperam vender 8% a mais neste Dia dos Pais

Data é a quinta melhor do ano para os lojistas; artigos esportivos estão entre presentes mais populares

As vendas para o Dia dos Pais devem registrar um crescimento de 8% em relação ao ano passado, segundo pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings). Ainda de acordo com a entidade, a data é considerada a quinta melhor para o comércio varejista.

Segundo Alberto Vilapiano, proprietário da loja Poderoso Timão, do Internacional Shopping Guarulhos, depois do Natal o Dia dos Pais é a melhor data para o estabelecimento. Vilapiano espera vender 10% a mais do que o ano passado e afirma que o artigo mais vendido é a nova camisa vinho do Corinthians.

A operadora de caixa, Kelly Cristina Cardentti, 32 anos, sempre recorre aos artigos esportivos para presentear o pai dos seus três filhos. "Meu marido sempre gosta, não tem como errar". Este ano, Kelly optou por uma camisa e um boné do Corinthians.

O vendedor da Photo House, Eduardo Akira Nakata, declara que por causa da data há muitos pedidos de foto serviço, como camisetas estampadas, porta-retrato, quebra-cabeça, caneca e mouse-pad personalizados. Nakata comenta que até um calendário foi solicitado para presentear o pai, mesmo já tendo passado a metade do ano.

Alexandre Guimarães, professor de logística e marketing da faculdade Eniac, acredita que a campanha publicitária para o Dia dos Pais é mais fraca do que a do Dia das Mães, o que compromete as vendas. "Além de ser pouco divulgada, a publicidade não é feita com a mesma antecedência, como acontece para as mães. Estes são os principais fatores que determinam um retorno menor no comércio".

De acordo com a Alshop, a linha de vestuário, como calçados, além de eletroeletrônicos, perfumes, relógios e produtos de higiene pessoal, estarão novamente na lista preferencial de presentes a serem procurados pelos consumidores.

Posso ajudar?