Cidades

Lombada irregular oferece riscos no Jardim Presidente Dutra

Reivindicada pelos moradores, quebra-molas agora causa novos acidentes

Os motoristas e pedestres que transitam pela rua Crateus, no bairro do Jardim Presidente Dutra, têm encontrado problemas desde que foi construída uma lombada na altura do número 325.

A lombada, ou quebra-molas, era uma reivindicação dos próprios moradores da região devido ao tráfego de veículos que transitavam em altíssima velocidade, colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas. Porém, novos problemas surgiram. "Não há sinalização nenhuma de que aqui existe uma lombada e o resultado disso são veículos provocando uma série de acidentes", afirma José Jorge Ferreira, comerciante da região.

A ausência de sinalização obrigatória se tornou um problema para motoristas que não conhecem a região. "Recentemente o caminhão que faz entregas de botijões de gás, ao passar pela lombada, deixou cair um dlá de cima causando um grande transtorno", afirma o comerciante.

De acordo com a resolução 39 do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, as lombadas devem obrigatoriamente ser sinalizadas, porém devem ser utilizadas somente em último caso para prevenção de acidentes. Quando este padrão não é obedecido elas danificam e desgastam os veículos, além de provocar acidentes.

Até o fechamento dessa edição, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito não havia se manifestado a respeito.

Posso ajudar?