A polícia de Londres irá colocar mais 600 agentes armados nas ruas – uma consequência direta dos ataques em Paris em novembro do ano passado e recentes atentados terroristas na Turquia e na Indonésia. Ao todo serão 2.800 policiais, afirmou o comissário de polícia Bernard Hogan-Howe nesta quinta-feira, sem especificar uma data.
Hogan-Howe disse ainda que vai dobrar o número de veículos armados nas ruas, dando às autoridades a capacidade de responder rapidamente a qualquer ataque.
“Ao aumentar o número de agentes e de veículos armados, nos certificamos que nossa resposta com armas de fogo continuar a vir de um grupo de profissionais altamente especialistas e qualificados”, disse Hogan-Howe em um comunicado.
Os londrinos possuem orgulho que a maioria dos policiais não andam armados e a decisão anunciada hoje não altera o princípio fundamental de que eles devem andar desarmados rotineiramente. Mesmo com as mudanças, 92% dos 31 mil agentes da polícia em Londres não usarão armas.
Nas Filipinas, após o ataque de hoje na vizinha Indonésia, o exército continuou em “alerta máximo”, embora não tenha nenhuma ameaça terrorista específica. A polícia também reforçOU a segurança em estações de trem, terminais de ônibus, aeroportos e shoppings e pediu vigilância pública. Fonte: Associated Press.