A produtora independente Bueiro Aberto apresenta no próximo dia 30 de abril, no Espaço Arranca, no Jardim Tranquilidade, o longa-metragem "Viola Urbana”. O filme explora a diversidade cultural da periferia de Guarulhos, através da experiência do cordelista Mário Cabral e suas influências da cultura nordestinas e caipira. A exibição é gratuita.
O longa busca responder a pergunta: “Como pode uma cultura sobreviver mesmo longe do seu habitat natural?”. Para isso, o guarulhense Mário Cabral, filho de paraibanos, apresenta suas experiências e retrata a diversidade cultural da cidade.
Além de Mário Cabral, outros personagens ajudam a explicar como a migração da cultura nordestina pode sobreviver mesmo em outras regiões do pais.
A Bueiro Aberto percorreu bairros da cidade e colheu depoimentos com as experiências de pessoas que, mesmo longe de suas origens e de seus pais, mantém as tradições e influências.
Fazem parte do longa nomes como: Dedé Laurentio, Áurea Fontes, Seu Oliveira, Orlando Alvorada, Antônio Dantas e outros.
Ficha técnica
Roteiro e Direção: Daniel Neves
Produção/pesquisa: Mário Cabral
Direção de Fotografia: Daniel Neves e Diogo Fonseca
Montagem/edição: Daniel Neves
Ano de produção: 2016
Gênero: documentário
Duração: 60 minutos
Companhia Bueiro Aberto
O coletivo Bueiro Aberto se formou em 2013. Desde então, foram produzidos 11 filmes. O projeto não recebe recursos financeiros públicos e se mantém através do amor pelo cinema sentido por seus integrantes.
O grupo busca dialogar com diversas vertentes do cinema, sem medo de por suas ideias em prática.
Para 2016, o grupo já tem em sua agenda a produção de mais 4 filmes, que estão em andamento. Entre eles, seu primeiro projeto financiado, o longa de ficção "O medo da noite".
Serviço
30/4 – 18h
Exibição do longa-metragem "Viola Urbana”
Entrada Gratuita
Espaço Arranca
Rua Santa Catarina, 520 – Jardim Tranquilidade
Próximas exibições
Dia 07/05 – Espaço Caravançará
Dia 26/06 – Teatro Nelson Rodrigues, Projeto Viola Viva