Cidades

Longe do número ideal de passageiros, Linha 13 Jade da CPTM registra recordes em Guarulhos

Prestes a completar cinco anos de inauguração, a Linha 13-Jade, que liga o Aeroporto de Guarulhos à estação da Luz em São Paulo, começa a registrar números melhores de operação, mas ainda longes do ideal, segundo espera a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).  Em outubro e novembro, ela voltou a bater seu recorde de passageiros transportados. Foram 390 mil pessoas em outubro e 392,4 mil pessoas em novembro (os dados de dezembro ainda foram divulgados pela CPTM).

Trata-se de um crescimento de 27% em quatro anos, um índice bastante significativo, porém bastante baixos para a Linha 13-Jade cuja capacidade é  quase 10 vezes maior. Segundo a CPTM, a linha pode transportar 120.000 passageiros por dia, com intervalos de 8 minutos entre os trens. Isso não ocorre por alguns motivos e eles não envolvem questões técnicas já que existem oito trens exclusivos à sua disposição, vias novas e um sistema de sinalização moderno.

A limitação está nos problemas de planejamento do governo do estado, que decidiu levar a Linha 13 apenas até Engenheiro Goulart, de onde os passageiros seguiriam viagem pela Linha 12-Safira, A questão é que o ramal que vai de Calmon Viana até o Brás não tem condições de absorver tamanho movimento, ele próprio às voltas com uma demanda crescente.

Nos planos originais da companhia, a Linha 13 seguiria além de Engenheiro Goulart, paralela à Linha 12 até a região da Penha, quando passaria a circular em vias subterrâneas em direção à Mooca ou, em algumas projeções, até Chácara Klabin.

Atualmente, o crescimento de usuários se deve em parte ao novo Expresso Aeroporto, que passou a circular entre Luz e Aeroporto Guarulhos a cada hora. Mas ele é pouco para permitir que muitos passageiros decidam optar pela Linha 13.

A extensão da Linha 13 até Bonsucesso, com estações na região do São João e do Jardim Presidente Dutra, poderia aumentar significativamente o número de passageiros, porque seria uma importante alternativa sobre trilhos para a população de Guarulhos acessar a região central de São Paulo.

Outra solução no horizonte chama-se estação Tiquatira. Ela é parte da expansão da Linha 2-Verde até Dutra (Guarulhos), mas está suspensa por enquanto. Quando for implantada, a nova parada permitirá que os passageiros das linhas 12-Safira e 13-Jade sigam viagem no sentido da Avenida Paulista ou da Zona Sul da capital.

 

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