Mesmo com uma ação popular que tramita na Justiça, o prefeito Lucas Sanches (PL) está pintando as grades do Bosque Maia com as cores de seu partido, o PL, em amarelo e azul, assim como vem fazendo em próprios municipais de toda a cidade. Em agosto, o juiz Rafael Tocantins Maltez, da 2ª Vara da Fazenda, chegou a proibir a pintura dos ônibus municipais, além de mandar cessar imediatamente o uso das cores em qualquer equipamento público da cidade, a partir de uma ação movida pelo ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade).
“Impensável a audácia do prefeito Lucas Sanches e o desprezo com nosso povo ao pintar de amarelo as cercas dos parques e bosques. O verde sempre será a cor adequada para harmonizar com o verde da natureza”, afirmou Elói Pietá ao GWEB. Segundo o ex-prefeito, Lucas estaria tentando ganhar tempo na Ação Popular que tramita na Justiça. “Enquanto o processo judicial prossegue à espera da sentença, ele se apressa em pintar ônibus, prédios, equipamentos públicos, muros, cercas, com as cores da campanha e do partido dele. Nunca antes em Guarulhos houve tal desrespeito à diversidade de preferências políticas que caracteriza nossa grande e populosa cidade”, completou.
O juiz apontou a alocação de recursos financeiros para fins cuja justificativa técnica não se encontra devidamente demonstrada. A portaria 04/2025, de autoria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, de março deste ano, determinou a alteração das cores da frota de transporte coletivo municipal, sem justificativa por meio de estudo técnico ou motivação plausível e evidente que fundamentasse tal determinação.
No entanto, o secretário municipal de Mobilidade recorreu da decisão e conseguiu derrubar a liminar. Mas o processo segue na Justiça para uma decisão final, o que deve ocorrer em breve.


