Cidades

Lucas Sanches mente triplicando a quantidade de chuva que caiu em Guarulhos

Depois de divulgar à TV Globo e a outros veículos de comunicação pela manhã que choveu em Guarulhos 57 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, a Prefeitura de Guarulhos, após um vídeo do prefeito Lucas Sanches (PL), mudou de ideia. Em release enviado à imprensa no meio da tarde, informou que foram 150 milímetros.

No vídeo, Lucas, numa tentativa de mostrar que a tempestade foi muito acima de qualquer média suportada por qualquer município, falou que choveu 150 milímetros em Guarulhos, diferentemente do que sua comunicação havia respondido à mídia horas antes.

Para chegar aos 150 milímetros, a Comunicação do prefeito Lucas Sanches informou que “equipes de zeladoria e da Defesa Civil realizam, desde o início da manhã desta segunda-feira (26), uma série de ações emergenciais para mitigar os efeitos da queda de mais de 150 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com a soma de todas as estações meteorológicas da cidade.” As equipes foram para as ruas quase 15 horas após as chuvas, que caíram em Guarulhos por volta das 15h deste domingo.

A fórmula para chegar aos 150 milímetros é absurda, segundo especialistas consultados pelo GWEB. Cada pluviômetro mede a quantidade de chuvas em milímetros por metro, chegando a um determinado número referente àquele bairro ou região. Cada um tem uma média. Jamais se pode somar todos sem dividir para ter uma média, caso se queira chegar a um valor apenas.

O GWEB questionou a Prefeitura pela manhã para divulgar a quantidade de chuva separada pelas regiões da cidade, já que Guarulhos contava até o final de 2024 com pelo menos 10 pluviômetros mantidos pela então Coordenadoria de Defesa Civil nos mais diversos bairros. Desde o início do governo de Lucas Sanches, essas informações pararam de ser divulgadas.

O GWEB consultou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo que mantém as informações sobre quantidade de chuvas atualizada 24 horas por dia em seu site, por regiões. As mais próximas de Guarulhos são a do Tremembé/Jaçanã e a de São Miguel Paulista.

A estação de Tremembé aponta que o acumulado de chuva às 16h de domingo, uma hora após a tempestade que caiu em Guarulhos, era de 58,2 milímetros nas últimas 24 horas, número bem próximo ao que a Prefeitura informou à imprensa na manhã desta segunda-feira. Já o de São Miguel Paulista apontou apentas 8,8 milímetros de chuva no mesmo horário. Ou seja, o número divulgado pelo prefeito Lucas Sanches não se sustenta, a não ser pela soma, o que não é correto.