Conectado Política

Lucas Sanches, o prefeito inaugurador de obras já inauguradas

Engenheiro de obras prontas, o prefeito Lucas Sanches (PL) também é um inaugurador de obras já inauguradas. Nesta terça-feira, o chefe do Executivo guarulhense protagonizou uma das cenas mais dantescas da política local. Ao lado do vice-prefeito e seu staff, esteve no Casarão da Nossa História, oficialmente inaugurado pelo ex-prefeito Guti (PSD) em dezembro passado, para inaugurar o mesmo local, que ele manteve fechado por mais de 6 meses.

 O responsável pela restauração

No dia da verdadeira inauguração, Guti discursa na sala principal do Casarão, que já contava inclusive com todos os móveis

Guti foi o responsável por obter recursos e promover a restauração do velho casarão da 7 de Setembro, que se encontrava em ruínas por mais de 10 anos. O ex-prefeito venceu diversos empecilhos legais, inclusive junto ao Patrimônio Histórico, para garantir a preservação das linhas originais do prédio construído no início do século 20. Completamente destruído e abandonado nas gestões petistas de Sebastião Almeida e Elói Pietá, o casarão chegou a ser parcialmente destruído por um incêndio. Era tomado por moradores de rua e vândalos, que usavam o local para práticas ilícitas.

 

 

Enganador mor

Dias depois de entregue por Guti, Lucas Sanches assumiu a Prefeitura, mas demorou mais de 6 meses para abrir ao público. Somente nesta terça-feira, decidiu reabrir o local. Até aí não haveria nada demais. Era uma obra pronta. Mas o novo prefeito, como que tentando apagar a história, desconsiderou tudo que foi feito, até mesmo a placa de inauguração descerrada por Guti. Como se fosse mágico, anunciou como uma obra sua e inaugurou o espaço com direito até a uma nova placa, que na prática não tem qualquer valor, pelo menos moral.

Filme que se repete

Até agora, tem sido prática comum Lucas se aproveitar de obras praticamente concluídas por Guti e anunciar como sua. Foi assim em um campo de grama artificial construído na gestão no Parque Jurema, que estava pronto e só foi entregue em fevereiro. Será assim no campo do Cecap, concluído em dezembro passado e não inaugurado até hoje. Semana passada, Lucas foi até a interligação das avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves para anunciar a obra como sua, numa solução para o trânsito da região. Só se esqueceu que o projeto é de 2017 e foi executado na gestão anterior, ficando apenas a conclusão para ele.

 

Tem imóvel para alugar?

A Prefeitura, sob a administração de Lucas Sanches, está em busca de imóveis para realocar secretarias municipais que, sob a gestão Guti, foram para espaços próprios da Prefeitura. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano que deixou de pagar aluguel e foi para o prédio do antigo Saae, ao lado do Paço Municipal, deverá voltar para um prédio alugado, agora na avenida Timóteo Penteado, onde a Prefeitura, em gestões petistas, já pagava aluguel para abrigar a Secretaria da Justiça.  O antigo Saae deverá abrigar uma unidade de saúde, a um custo bastante alto, já que precisará de muitas adaptações para abrigar equipamentos médicos.

 

Silêncio diante do IPTU do Além

Acostumado a rebater críticas à sua gestão, Lucas Sanches se silenciou diante das notícias da criação, por ele, do IPTU do Além, uma nova taxa que será utilizada pela Prefeitura para a conservação de cemitérios municipais. Pessoas que têm entes queridos sepultados deverão pagar valores que vão variar de R$ 225 a R$ 675 por ano para usar os espaços públicos. Algo que não pegou nada bem para alguém que se elegeu garantindo que não criaria qualquer taxa.

 

Na telinha da Globo

Nesta terça-feira, para desespero de Lucas Sanches, a TV Globo exibiu reportagem de quase 10 minutos sobre os aumentos de impostos em Guarulhos, sobretudo do ISS, que teve reajuste que chegará a mais de 50% para mais de 100 categorias profissionais a partir de janeiro. Também foi abordado o aumento da taxa de iluminação para o comércio e indústria, que deverão pagar 4% e 6% a partir de 1 de janeiro do ano que vem.