Política

Lucas Sanches se elege prefeito de Guarulhos com 361.971 votos contra 256.295 de Elói Pietá

Com 100% das urnas apuradas, Lucas Sanches (PL) foi eleito prefeito de Guarulhos neste domingo (27) com 58,55%, derrotando Elói Pietá, que recebeu 41,45% dos votos válidos. A abstenção na cidade chegou a 27,43% do total de eleitores, além de 3,56% de votos brancos e 6,92% de nulos.

Sanches, que exerceu mandato como vereador nos últimos quatro anos, concorreu à prefeitura ao lado do também vereador Thiago Surfista, como vice. No primeiro turno, terminou à frente com 33,25% dos votos (213.212 votos).

No segundo turno, o vereador ampliou sua vantagem ao herdar a maior parte dos votos do candidato de Bolsonaro na cidade, o Xerife do Consumidor, que havia terminado em terceiro lugar com 20,12% dos votos (129.056 votos).

Já Pietá, que já foi prefeito e deixou o PT no início do ano, enfrentou uma campanha com divisões na esquerda, visto que seu antigo partido lançou como candidato o deputado federal Alencar Santana, apoiado por Lula, que obteve 9,67% dos votos (62.031 votos) no primeiro turno. Com a candidatura de Pietá pelo Solidariedade, a esquerda se fragmentou em Guarulhos.

Campanhas impulsionadas

Lucas Sanches recebeu apoios de peso no segundo turno, incluindo o do governador Tarcísio de Freitas e a maioria dos vereadores de Guarulhos. Angariando legendas como PSD, Republicanos, DC, Mobiliza e Cidadania.

Já Pietá reuniu apoio dos candidatos Alencar Santana e Waldomiro Ramos (PSB), além de sua esposa, Janete Pietá (Rede). Também o apoiaram vereadores como Edmilson Souza (PSOL), Fernanda Curti (PT) e Rafa Marques (MDB). Mesmo com essas alianças, Pietá não conseguiu reverter a vantagem de Sanches na reta final.

 

Posso ajudar?