O lucro industrial da China subiu 3,6% em junho, na comparação anual, segundo dados divulgados ontem pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês). Em maio, houve expansão de 0,7%.
Foi o terceiro mês consecutivo de alta em meio ao esforço da indústria chinesa de compensar uma queda prolongada no mercado imobiliário. Os números são registrados após a China ter relatado uma desaceleração do crescimento acima do esperado no segundo trimestre desde ano.
No acumulado do primeiro semestre do ano, o lucro industrial avançou 3,5%, em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Aproximadamente 80% dos segmentos industriais reportaram aumento nos lucros na primeira metade deste ano, com o setor de fabricação de equipamentos impulsionando o crescimento geral do setor.
Apesar do crescimento do lucro, o NBS alertou que a demanda doméstica do país continua fraca e que a base para a recuperação do lucro das empresas industriais ainda precisa ser consolidada em meio a ambientes externos complicados.