A maior parte dos brasileiros pesquisados pelo Datafolha atribuem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade pela imposição de tarifas extras dos Estados Unidos, o chamado tarifaço, sobre produtos brasileiros. Em levantamento divulgado neste sábado, 35% entendem que o presidente é o maior responsável pelo movimento liderado pelo presidente norte-americano Donald Trump, anunciado em julho e que começou a operar neste mês de agosto.
O resultado indica que um em cada três entrevistados enxerga Lula como o principal responsável pelo chamado “tarifaço”, mesmo com o governo petista afirmando que a medida tem origem nas ações internacionais da família Bolsonaro, especialmente Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atua nos EUA.
A pesquisa ainda mostra que 22% culpam Jair Bolsonaro pelo tarifaço e 17% seu filho Eduardo. O ministro Alexandre de Moraes (STF), alvo de sanções pela Lei Magnitsky também determinadas por Trump, aparece como culpado para 15% dos entrevistados.
A sondagem foi feita pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de agosto, com 2.002 entrevistas em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.


