O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 17h10 desta quinta-feira, 22, no Recife (PE) para participar de ato de campanha do candidato do PT à Prefeitura da capital pernambucana, João Paulo. Lula participará de carreata que partirá da Câmara Municipal da cidade e seguirá por pouco mais de um quilômetro até a Praça da Independência, no bairro Santo Antônio, onde o petista deve discursar.
Entre os candidatos a prefeito do PT nas capitais, João Paulo é o que possui mais chances de ser eleito. De acordo com a última pesquisa Ibope realizada entre 18 e 21 de agosto, o petista está numericamente à frente do atual prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio (PSB). O petista tem 27% das intenções de voto, contra 26% do pessebista.
Mesmo tendo sido tornado réu pela segunda vez em ações na Justiça nesta semana, Lula faz um tour por cidades do Nordeste para apoiar candidatos do PT e de partidos aliados. Nessa quarta-feira, 21, ele esteve em cidades do Ceará.
Em entrevista à Rádio O Povo/CBN de Fortaleza hoje, Lula classificou a prisão temporária de seu ex-ministro da Fazenda Guido Mantega próximo às eleições municipais – o primeiro turno acontece em 2 de outubro – como um trabalho contra o PT. Para ele, a operação da Polícia Federal que prendeu Mantega poderia se chamar “boca de urna”.
“O que me preocupa na operação de hoje, eu não sei qual é o fundamento, é a notícia de que o ex-ministro Guido Mantega foi preso dentro da sala de cirurgia que a mulher dele estava se preparando para fazer”, disse Lula, em entrevista depois de Mantega ser levado à sede da PF em São Paulo e antes do juiz federal Sérgio Moro mandar soltar o ex-ministro.