A CUT inicia nesta segunda-feira (28), sua 14ª Plenária Nacional cujo tema é “Organizar, Lutar e Avançar nas Conquistas”, no Centro Cultural Adamastor. A abertura oficial será às 19h30 e contará com a presença do ex-presidente Lula.
A 14ª Plenária da CUT, que será realizada entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, em Guarulhos, vai reunir mais de 700 pessoas, entre delegados e convidados, de todo o País. O objetivo da Plenária é debater e aprovar os eixos e planos de luta para o próximo período. Em 2015, o 12º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que deverá reunir mais de 2 mil delegados, vai referendar o que for aprovado nesta Plenária.
Entre as deliberações da 14ª Plenária, os dirigentes vão debater e votar o apoio à reeleição da presidenta Dilma. E apenas neste caso, a decisão será anunciada durante o evento. Todas as outras deliberações serão referendadas no 12º CONCUT.
Além de deliberar sobre alterações estatutárias, estratégias de luta e ações para o próximo período, a Plenária será também um espaço de análise da conjuntura nacional e internacional, incluindo um ato na terça-feira (29) em solidariedade ao povo palestino.
Na tarde de quinta (31), a CUT promoverá o lançamento da Plataforma CUT da Classe Trabalhadora. Pela manhã, haverá um ato com os movimentos sociais sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e sobre a Campanha pela Mídia Democrática.
De acordo com o Estatuto da CUT, a Plenária Nacional é uma instância de decisão da entidade que reúne delegados e delegadas das entidades sindicais CUTistas orgânicas e filiadas.
Um dos objetivos da Plenária é garantir a aplicação da linha política e do plano de lutas aprovado pelos congressos regional, estadual e nacional, respectivamente, bem como aprovar políticas específicas no período compreendido entre um congresso e outro.