O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 1º, num vídeo que postou no Facebook, que o governo tem de fazer as coisas melhorarem na vida do povo, sabendo que haverá “manifestações contra, a favor e neutras”. “O que é que nós temos de fazer, no fundo, no fundo, no fundo? Nós fomos eleitos para governar o País e é isso o que nós temos de fazer”, afirmou.
Segundo Lula, na hora em que o governo “está bem, que está dando tudo certo”, a maioria da sociedade se manifesta a favor. “Isso é democracia”, prosseguiu. “Na hora que você não está tão bem, que a sociedade começa a se manifestar contra, isso também é democracia”, acentuou. Lula publicou a gravação por ocasião do lançamento, nesta terça-feira, pelo Instituto Lula, do Memorial da Democracia, página multimídia na internet que recorda os movimentos por justiça e liberdade ao longo da história.
No vídeo, Lula disse que é muito importante para a democracia que a sociedade se mobilize. De acordo com ele, há um certo nervosismo na sociedade por causa das incertezas econômicas, do desemprego e da perspectiva inflacionária. O ex-presidente disse que toda vez que há perspectivas econômicas difíceis, o povo fica “um pouco mais nervoso, a sociedade, mais nervosa”.
O ex-presidente afirmou ainda não acreditar que a democracia corra risco no Brasil. “Hoje, você tem a internet, que mobiliza a sociedade”, declarou. “Eu nasci na vida política, fazendo manifestação, eu fazia greve, eu fazia passeata”, acrescentou, para, em seguida, lembrar que já fez atos contra os governos dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello, hoje aliados. “Fiz passeata contra o governo Sarney, pelo impeachment do Collor, por melhores condições de vida neste País, fiz a campanha das Diretas.”