O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito uma das cem pessoas mais influentes do ano de 2023 pela revista americana <i>Time</i>. A divulgação foi feita nesta quinta-feira, 13. O líder brasileiro está ao lado de outras autoridades políticas, como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden; e da Colômbia, Gustavo Petro; e o chanceler alemão, Olaf Scholz. Olena Zelenska, mulher do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também está na lista.
Segundo a revista, a escolha das personalidade é feita a partir de uma avaliação para decidir quem se destacou ao longo do ano. Figuras dos cenários político e cultural, do ativismo e da tecnologia que evidenciaram seus atos de forma positiva ou não são selecionadas pelo periódico. A tradição é que outra personalidade faça uma descrição da pessoa escolhida.
O ex-vice-presidente dos EUA e ativista ambiental, Al Gore, foi quem escreveu sobre Lula. O petista obteve evidência devido ao seu comportamento com o tema da Amazônia. Gore afirma que o presidente brasileiro está em sintonia com o "florescimento" da ação climática e que será "fundamental" nesta década decisiva para o clima.
"Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (…). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade", afirma Al Gore em seu texto de apresentação.
"Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior".
<b>Dilma e Bolsonaro</b>
Entre os presidentes brasileiros, a revista também escolheu Dilma Rousseff (PT), em 2011 e 2012, e Jair Bolsonaro (PL), em 2019. Naquele ano, o ex-presidente foi destacado como um "líder ultraconservador, homofóbico e controverso". O próprio Lula já havia sido considerado uma das pessoas mais influentes do mundo nos anos de 2004 e 2010.
Confira a lista completa de personalidades selecionadas pela revista <i>Time</i> como os mais influentes em 2023:
– Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão
– Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália
– Bola Tinubu, novo presidente da Nigéria
– Olena Zelenska, mulher do presidente ucraniano
– Gustavo Petro, presidente da Colômbia
– Hakeem Jeffery, líder dos Democratas no Congresso
– Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos
– Sherry Rehman, ministra para as Mudanças Climáticas do Paquistão
– Mitch McConnell, senador republicano e líder mais longevo no Legislativo dos EUA
– Margrethe Vestager, comissária da União Europeia para a Transição Digital
– Samuel Alito, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos
– Gina Raimondo, secretária de Comércio dos EUA
– Olexandra Viatcheslavivna Matviitchuk, advogada ucraniana de direitos humanos
– María Herrera Magdaleno, ativista mexicana que se dedica a encontrar pessoas desaparecidas
– Min Aung Hlaing, chefe das Forças Armadas de Mianmar