Noticia-geral

Mãe de estudante morto no Rio avisa sobre manifestação

Cerca de 100 pessoas participaram na manhã deste sábado do velório do estudante de Biologia na Universidade Federal do Rio (UFRJ), Alex Schomaker Bastos, de 24 anos. A cerimônia ocorreu às 10h, no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio.

Haverá um ato amanhã, às 9h, na Praia Vermelha, próximo à UFRJ e ao local onde o jovem foi morto. No Facebook foi criado o grupo “Mobilização em homenagem ao Alex”. Sob aplausos, o corpo foi levado da capela para a cremação às 11h10. “Amanhã, haverá uma manifestação pelo Alex e pela paz”, disse sua mãe, Mausy Schomaker.

O jovem foi morto com seis tiros na noite de quinta-feira (8/01), ao supostamente reagir a um assalto, no ponto de ônibus em frente ao campus da Praia Vermelha, em Botafogo, na zona sul do Rio. Bastos se formaria na próxima segunda-feira.

Uma das cinco coroas de flores no local dizia: “Saudades dos Amigos do Instituto de Biologia da UFRJ”. Havia um grande número de jovens na capela, muitos vestidos de preto e outros segurando flores brancas.

Sob forte comoção, muitos conversavam indignados sobre a violência sofrida por Bastos. “Para que essa agressão?”, disse uma mulher. Os presentes na cerimônia rezaram o Pai Nosso em coro. Em outro momento deram uma salva de palmas em homenagem ao jovem.

Uma amiga da família, que preferiu não se identificar, afirmou que, momentos antes do crime, o estudante enviou mensagem de WhatsApp para a mãe dizendo que chegaria em casa em dez minutos. Segundo ela, o estudante jantou em restaurante da região com amigos e a namorada antes de ser abordado no ponto de ônibus. Ela contou ainda que Bastos separou algumas roupas e objetos para doar dias antes de morrer.

Uma prima do jovem, que também não quis ter o nome divulgado, afirmou que ele se preparava para fazer mestrado. “Era um menino prodígio”, disse emocionada. (Mariana Sallowicz)

Posso ajudar?