A Escola Estadual Professor Ennio Chiesa, localizada na região do Gopouva, em Guarulhos, por pouco não se tornou o cenário de uma tragédia nesta terça-feira. Um dia depois do ataque ocorrido na zona sul de São Paulo, onde uma professora acabou morta por um aluno, a mãe de um adolescente de 15 anos entregou uma faca à direção da escola, depois de trancar o próprio filho dentro de casa. A arma foi apreendida pela Polícia.
Segundo informou a diretora da escola, a faca estava sendo levada pelo jovem à unidade de ensino, desde o dia 23, quando ele teria se envolvido em uma briga. Policiais civis do 1º DP de Guarulhos ouviram de colegas de classe que o estudante ia à escola, desde a briga, “regularmente portando faca.” Ainda na terça-feira, a mãe do adolescente foi convocada pela Polícia Civil para prestar depoimento no 1º DP, onde o adolescente também compareceu.
De acordo com o depoimento, a mulher afirmou que o filho seria bastante violento. “Ao ser atendida na escola, a mãe confirmou a história e entregou a faca que o filho porta dizendo que o mesmo vai matar os demais estudantes da escola e que se não o fez [ainda] é por não ter [tido] oportunidade”, diz trecho do relato da mãe do aluno.
Além da faca e de um par de luvas, ela também entregou à polícia um caderno, no qual há dizeres agressivos escritos pelo filho. Para evitar que o adolescente praticasse qualquer ato de violência contra os colegas, a mãe o deixou trancado em casa, quando foi entregar a faca na polícia.
Após todos serem ouvidos na delegacia, foram liberados. A mãe assinou um termo de compromisso afirmando que iria levar o adolescente à Vara da Infância e Juventude de Guarulhos. O caso foi registrado como ato infracional análogo à ameaça.