Mães de alunos da escola Deucélia Adega Pera, no bairro Recreio São Jorge, reclamam da falta de transporte escolar para todas as crianças e de que a escola não possui cadastro na Guarupass, entidade que congrega as empresas e que regulamenta o sistema. Elas alegam que algumas crianças têm direito ao meio fornecido pela Secretária da Educação, e que se tivessem acesso ao transporte público não pesaria em seus bolsos, pois muitas tiveram que optar pela condução particular.
"Disseram que não pegaria ninguém nessa rua, mas a peruaestá pegando, só não sei qual o critério deles, se foi feito algum acordo. Ai fica difícil, por que estão pegando algumas crianças da nossa rua, da rua debaixo e da rua de cima, e as nossas não? Mas, não sabem explicar o por quê?" ,afirmou a mãe de um dos alunos, Marli Simão de Menezes, 31 anos.
A Secretária de Educação informou que o transporte só é fornecido para as crianças que residam a mais de 2 km da escola, e a criança especial, independente da distância, conforme portaria 054/09. Caso haja crianças que estejam utilizando o transporte sem se encaixar nos critérios estabelecidos, os pais que se sentirem lesados devem fazer uma denúncia no serviço escolar na Secretária de Educação.
E segundo a Secretária do Transporte a obtenção do passe escolar deve ser feita diretamente pela Direção da Escola.