Cidades

Mães reivindicam melhorias no Ginásio Bonifácio Cardoso

Edivaldo Moreira Bastos, Secretário de Esportes, disse que desconhecia alguns dos problemas

Em reunião com o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Edivaldo Moreira Barros, juntamente com os vereadores Luiza Cordeiro (PC do B) e José Luiz (PT), as mães dos atletas que treinam no Ginásio Bonifácio Cardoso reivindicaram melhorias nos equipamentos e na manutenção do espaço.

De acordo com elas, desde a inauguração do ginásio, há 20 anos, ele não passa por manutenções e atualmente sofre graves problemas. "As barras onde as ginastas treinam estão precisando ser encapadas. O fato de elas estarem velhas está ferindo as mãos das crianças, não permitindo que as mesmas treinem o necessário", afirmou Maria Eugênia Rodriguez, mãe de um dos alunos.

Além das barras, os colchões, que ficam embaixo de cada aparelho para receber o impacto das quedas durante o treino, estão velhos, sendo costurados e remendados, com a espuma gasta e não adequada e o fosso (um buraco cheio de espuma que possibilita que os atletas treinem movimentos mais arriscados) está com poucas espumas e em péssimo estado para utilização.

Outra reivindicação foi à ausência de professores. "Muitos professores ficam meses sem receber, quem agüenta trabalhar sem ter salário? Além disso, há professores concursados que não foram chamados, por causa disso uma equipe infantil masculina foi treinar em São Caetano, após pelo menos 5 anos de treinos em Guarulhos", afirmou Maria que ressaltou que muitos atletas estão abandonando a cidade por falta de recursos no ginásio.

Secretário afirma que problema é orçamentário

Questionado pelas mães, o secretário afirmou que desconhecia alguns dos problemas enfrentados pelos atletas na cidade e ressaltou que o orçamento do município para contemplar os esportes é muito fraco.

"Este ginásio é o segundo melhor do Brasil, contudo os recursos que são disponibilizados não conseguem abraçar todas as áreas", afirmou o secretário que enfatizou que o município disponibiliza R$2,7 milhões para todas as modalidades esportivas incluindo alimentação, transporte, manutenção de equipamentos e etc.

A solução, segundo ele, além das leis de incentivo, já existentes na cidade, seria patrocínios de empresas guarulhenses que trariam benefícios mútuos.

Entretanto, há uma carência de patrocínio na cidade, segundo a vereadora Luiza Cordeiro (PC do B), os grandes empresários desconhecem o celeiro de atletas que Guarulhos é. "As nossas grandes e maravilhosas empresas não têm olhos para os nossos grandes e maravilhosos atletas", afirmou ela.

O secretário se comprometeu a realizar a manutenção dos equipamentos citados e a enviar um requerimento solicitando informações sobre os professores concursados que ainda não estão trabalhando no ginásio.

Posso ajudar?