Início » Maior campeonato de turismo do mundo chega ao Brasil com prova em Interlagos
Esportes

Maior campeonato de turismo do mundo chega ao Brasil com prova em Interlagos

Neste fim de semana, o Autódromo de Interlagos receberá a primeira etapa da TCR South America, disputada com carros de turismo, sedãs ou hatchbacks, com motores de até dois litros e 350 cavalos de potência.

Sob comando de Nonô Figueiredo, a Cobra Racing Team participará do primeiro campeonato sul-americano dessa categoria criada na Europa, em 2015, com dois Audi RS3 LMS TCR, pilotados por Adalberto Baptista e por Digo Baptista.

“Será a primeira vez que todos se encontrarão na pista, então não há favoritos. A TCR é uma das categorias mais equilibradas que existem atualmente. Por isso mesmo, o que irá acontecer é uma incógnita”, pondera Nonô. Mas ele tem objetivos bem claros. Quer colocar sua equipe entre as protagonistas da categoria.

Para isso, conta com as diferentes experiências de seus pilotos. Adalberto Baptista traz no currículo várias temporadas da Porsche Cup e da GT Sprint Race, além de ter integrado o time brasileiro no último campeonato do Jaguar I-Pace eTrophy, ao lado de Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, em 2020.

Digo Baptista, sobrinho de Adalberto, tem passagens pela Fórmula 3 Sul-Americana e pelo Campeonato Brasileiro de Marcas, foi campeão da Porsche Cup 2017, acumula experiência em provas de longa duração, e já teve o prazer de terminar em segundo lugar da classe GTE-Am da lendária prova 24 Horas de Le Mans, pilotando uma Ferrari 488 GT3, em 2019.

Nonô Figueiredo, dono de experiência em pistas internacionais e dos títulos de campeão de pilotos e de equipes no Brasileiro de Marcas com a Onze Motorsports, criada por ele, está muito animado, e aposta no sucesso da categoria no Brasil.

“Estamos confiantes no potencial dos nossos pilotos e dos nossos carros. O Audi RS3 LMS apresentou bons resultados em outros campeonatos da TCR. Um dos nossos RS3 LMS é o que foi pilotado por Tobias Brink, terceiro colocado no campeonato dos países nórdicos de 2020 e vice-campeão de 2019”, diz o chefe da equipe Cobra Racing Team.

O calendário da TCR South America 2021 tem oito etapas programadas, das quais três no Brasil: em Interlagos; no Autódromo de Curitiba, em julho, e no Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, em agosto. Depois terá uma etapa no Uruguai, em setembro, três etapas na Argentina, duas em outubro e uma em novembro, e a etapa final, em dezembro, no Chile ou na Argentina, a ser definido.

Atualmente, a TCR tem cerca de 30 campeonatos disputados em diversos países da Europa e da Ásia e também em níveis regional e mundial, por carros como Alfa Giulietta Quadrifoglio Verde, Seat Cupra TCR, Honda Civic Type R FK2 e R-FK7, Hyunday i30 N e Veloster N, KIA cce’d, Lada Vesta Sport, Fiat Tipo, Peugeot 308, Opel Astra, Renault Megane RS, Subaru WRX STI e Golf GTI, além do Audi RS3 LMS.

A programação da primeira etapa da TCR South America terá início com treinos na sexta-feira, 25. Na tarde de sábado, 26, será disputada a classificação para o grid de largada da primeira prova, cujo resultado definirá o grid da segunda prova, ambas na manhã de domingo, 27. As corridas serão gravadas e exibidas pela ESPN Brasil entre as 11h15 e as 12h15 do domingo.

Na Argentina, a primeira etapa da TCR South Anerica será transmitida, ao vivo, entre 8h30 e 10h30, pelo canal Carburando, o mesmo que já cobre a STC 2000, a principal categoria do país.

No canal da TCR do YouTube, as provas de Interlagos serão transmitidas para todo o mundo, menos para o Brasil e a Argentina, que terá o vídeo completo para assistir a parir de segunda-feira, 28.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA DA TCR SOUTH AMERICA

Sexta-feira, 25 de junho
11h30 a 12h30: treino extra
14h00 a 14h30: treino oficial 1

Sábado, 26 de junho
08h10 a 08h40: treino oficial 2
14h35 a 15h15: classificação, Q1, Q2, Q3

Domingo, 27 de junho
08h43: largada da 1ª corrida
09h13: pódio
09h52: largada da segunda corrida
10h23: pódio