O que chama mais a atenção são os novos faróis polielípticos de dupla parábola, que oferecem melhor distribuição da luz e excelente homogeneidade. Eles ficaram maiores e mais inclinados, com formato semelhante ao de um triângulo inclinado com cantos arredondados. Seu desenho, rico em detalhes, que são ressaltados também pelo contraste das texturas e com as novas cores criadas especialmente para cada versão, reforça a aura de vigor do novo Fiat Idea.
Mas as mudanças mais marcantes se concentram na traseira do Fiat Idea. A tampa – com aerofólio integrado – e o vidro posterior são novos e se encaixam perfeitamente no visual do modelo, com linhas mais dinâmicas e superfícies mais bem definidas. O para-choque traseiro, que traz a placa do veículo embutida, segue a forma do dianteiro. Harmonizado com as linhas do carro passa robustez e modernidade ao Idea.
Uma novidade importante são as lanternas traseiras. Elas trazem o sistema de iluminação por LEDs e guias de luz, complementada pelo acabamento estético das lanternas, com mascaramento em material opaco. Os LEDs – que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais – instalados nas lanternas produzem um efeito visual diferenciado quando as luzes de posição do carro são ligadas e as guias de luz iluminadas. Eles também oferecem baixo consumo de energia, alta resistência a impactos e vibrações, além de alta eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O brake-light também é composto por LEDs.
A lateral recebeu novos para-lamas dianteiros e frisos cromados, um toque elegante que ajuda a definir os harmoniosos planos do carro. Os espelhos retrovisores externos são maiores (aumentaram 40% em relação ao anterior) – melhorando a visibilidade e, portanto, a segurança – e com repetidores laterais de LEDs e guias de luz. Rodas de liga-leve, calotas e maçanetas também são novas.