Cidades

Mais 10 médicos chegam para reforçar atendimento em sete UBS

O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Saúde, Carlos Derman, recepcionaram nesta terça-feira, 17, os dez novos médicos de Cuba

Eles fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que já destinou à cidade outros 20 profissionais e deve enviar mais 21 até abril do próximo ano, segundo Derman.

Os recém-chegados Alexeis Gonzalez Hernandez e Yuriles Lambert Medina vão atuar na UBS Jardim Cumbica I; Andres Manuel Escalona
Os médicos também falaram da disposição para trabalhar na cidade

Rodriguez, na UBS Haroldo Veloso; Ivette Elena Mediaceja Granda, na UBS Santa Lídia; Ivonne Irene Tornes Garcia e Zahilis Leyva Fernandez, na UBS Cidade Seródio; Jelsy Torres Perez, na UBS Ponte Alta; Jesus Gonzalez Rodriguez, na UBS Recreio São Jorge; Jipsy Sanchez Garcia e Sandra Maria Garcia Rondon, na UBS Jovaia.

O secretário de Saúde anunciou a chegada de outros 21 médicos até abril pelo programa federal. "Para isso, temos que encarar outro desafio: o de melhorar as condições físicas nas unidades". Segundo Derman, um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que a Atenção Básica pode resolver 80% dos casos que chegam às UBS e encaminhar para as especialidades somente 20%. "Aqui, fazemos o inverso", disse.

Déficit de médicos

Da mesma forma, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Helena de Oliveira, ressaltou que a população brasileira é carente de médicos. Esse programa veio fortalecer o SUS e vocês vieram para colaborar com isso, disse. Em nome dos dez novos profissionais de Cuba, Jesus Gonzalez Rodriguez, agradeceu a acolhida do povo brasileiro e disse que eles darão um pouco de seu conhecimento para melhorar a qualidade de vida do povo.

Emocionado, Alexeis Gonzalez Hernandez disse que trabalharão com muito amor, dedicação e carinho. "Juntos, faremos mais", completou seu colega Andres Manuel Escalona Rodriguez. Também se manifestou a médica Migdalia Hernandez Garcia, que chegou em outubro passado e está atendendo na UBS Soimco. "Quero dizer a vocês que estão chegando que fomos muito bem acolhidos, estamos trabalhando contentes e a população é muito agradecida. Trabalhem com amor e carinho e verão o resultado", disse.