Guarulhos deverá receber na próxima terça (22) mais um grupo com 21 profissionais do Programa Federal Mais Médicos.
Originários de Cuba, eles vêm para atuar na Estratégia Saúde da Família, reforçando o quadro em unidades com déficit de clínicos. Os estrangeiros serão recepcionados pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário de Saúde, Carlos Derman, em cerimônia que será realizada às 16 horas, no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, nº 313, no Macedo).
Com a vinda desses novos profissionais, chega a 52 o número de médicos destinados a Guarulhos pelo programa federal, até o momento. Todos eles têm recebido elogios da população. Juntos, os 31 estrangeiros que estão trabalhando na cidade já atenderam cerca de 15 mil pessoas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Cummins, Mário Macca, Jardim Cumbica I e II, Soimco, Jacy, Ponte Alta, Santos Dumont, Jovaia, Bambi, Haroldo Veloso, Acácio, Primavera, Cidade Seródio, Marinópolis, Santa Lídia e Recreio São Jorge.
Antes de começar a atender a população, os novos médicos passarão por capacitação sobre o funcionamento e os protocolos da Rede Municipal de Saúde e sobre o SUS. A definição das unidades onde irão atuar será feita a partir de entrevista com os profissionais, levando-se em consideração o perfil de cada um e as necessidades dos territórios.