Cidades

Mais 420 pessoas recebem certificados em cursos gratuitos de qualificação profissional em Guarulhos

Em cerimônia realizada no Adamastor na tarde desta terça-feira (27), a Prefeitura de Guarulhos formou mais 420 pessoas em cursos de qualificação gratuitos do Núcleo de Inclusão Produtiva, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O projeto trabalha para capacitar, orientar e reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho.

Durante os últimos três meses os alunos se dedicaram aos estudos em aulas teóricas e práticas, que aconteceram no Núcleo de Inclusão Produtiva (NIP), na Restaurante Escola Sabor do Saber e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont. Os formandos receberam seus certificados nos cursos de manicure, depilação, design de sobrancelhas, culinária japonesa, culinária para buffet, culinária brasileira, doces e sobremesas, panificação artesanal e corte e costura. Certificados também foram entregues para 30 crianças que frequentam os CEUs Continental e Bonsucesso pela formação em cursos de culinária pensados no público infantil, por meio do projeto Aprendendo Brincando, em parceria com a Secretaria de Educação.

A celebração contou com cerca de 500 pessoas entre formandos, familiares e autoridades, incluindo o prefeito Guti, que parabenizou a todos pela dedicação e entregou em mãos os certificados para um aluno de cada curso. “Ver esta sala cheia de pessoas felizes, realizadas e com um sorriso no rosto é muito gratificante. São 420 novas oportunidades de um emprego ou até mesmo de um novo empreendimento que, daqui, a gente torce e trabalha muito pra dar certo”, comentou o chefe do Executivo. Ele afirmou ainda que desde 2017, quando começaram as formações, mais de 4,5 mil pessoas passaram pelos cursos. “Além de um número expressivo, é com certeza algo que muda a vida das pessoas fora daqui”, concluiu.

Também participaram da cerimônia de certificação o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, o secretário de Governo, Edmilson Americano, e o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante.

Posso ajudar?