MAIS AGILIDADE
APROVO a inclusão do árbitro de vídeo no futebol desde que a decisão saia em, no máximo,30 segundos. Do contrário, sou contra. O futebol precisa de agilidade, entretanto, o que se tem visto é que, em alguns casos, a decisão externa chega ao árbitro principal após até três minutos ou mais. Assim não dá!
MUITO BOA
PORÉM, UMA boa (ou melhor, ótima) proposta que eu ouvi das pessoas que pensam as regras do futebol é a fixação do tempo do jogo em 30 por 30, de forma decrescente, como no basquete, que tem quatro tempos de 10 minutos cada – na NBA são quatro tempos de 12 minutos cada. Quando a bola para, o cronômetro também para. Isso acabaria com a “cera” no futebol.
PARA PENSAR!
O QUE EU não consigo entender é a colocação dos árbitros adicionais no mesmo lado dos bandeirinhas nos jogos do Campeonato Brasileiro. É muita gente no mesmo lado e ninguém do outro para ver as jogadas polêmicas. Perguntar não é ofensa, então lá vai: não seria mais produtivo colocar os adicionais no lado oposto ao dos assistentes?
CANHOTA DE OURO
UMA HOMENAGEM ao grande Alex Garcia, armador que foi campeão do NBB (Novo Basquete Brasil) com a camisa do Bauru. Para mim, o melhor jogador da competição, que terminou no último final de semana. Com passagens pela Seleção Brasileira, basquete norte-americano e da Europa, Alex está em plena forma aos 37 anos de idade. Um craque da bola laranja!
LINDA DEMAIS!
SIMPLESMENTE linda a pequena Giulia, filha do atacante Roger, do Botafogo. Deficiente visual, a menina de 11 anos foi tema de uma reportagem do Globo Esporte Rio. Na oportunidade, ela ganhou do narrador Luiz Roberto um quadro em 3D do gol que seu pai fez contra o Sport-PE pela Copa do Brasil. Inteligente e simpática, a menina encantou a todos. Quem não viu, vale a pena ver e se emocionar com essa fofurinha. (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/deficiente-visual-filha-de-roger-ganha-surpresa-e-ve-gol-do-pai-eu-consegui.ghtml)
OUTRO EXEMPLO
QUEM TAMBÉM mandou muito bem foi o tenista neozelandês Alex Hunt. Nascido sem a parte inferior do braço esquerdo, Hunt alcançou um feito que muitos tenistas “normais” não são capazes. Aos 23 anos ele conquistou seu primeiro ponto no ranking da ATP, o circuito profissional de tênis. Trata-se do primeiro jogador com deficiência física permanente a figurar na lista.
DÚVIDA CRUEL
PARIS OU Los Angeles. Quem será a sede dos Jogos Olímpicos de 2024? Seja onde for, estará em boas mãos. A capital francesa e grande cidade norte-americana são craques em receber eventos esportivos. LA está um pouco à frente porque os EUA seriam mais eficazes quando o assunto é segurança pública. Mas vamos esperar. Por enquanto, o que se sabe é que, em 2010, a festa será em Tóquio, no Japão.
OS GRANDES
CORINTHIANS lidera com folga, o Santos persegue o G4, o Palmeiras vem em ascensão e o São Paulo tropeçando em seus erros. Assim, podemos definir os times paulistas neste início de Brasileiro. O que posso dizer, no entanto, é que os três primeiros devem brigar pelo título e vaga na Libertadores; já o Tricolor ficará no meio da tabela. Essa é minha aposta para os grandes de São Paulo.
XERIFE NA ÁREA
O EQUATORIANO Arboleda chega ao São Paulo para ser o substituto de Maicon, negociado com o Galatasaray, da Turquia por R$ 25,7 milhões. Ele vai custar R$ 6,6 milhões aos cofres do Tricolor. O São Paulo ainda não confirmou se o Universidad Católica de Quito ficará com alguma porcentagem em caso de venda futura.
FRASE DA SEMANA
“Chegou o momento de dizer adeus. Fisicamente, estava para seguir jogando, foi mais uma questão de cabeça”
Álvaro Arbeloa, campeão mundial pela Espanha, ao anunciar sua aposentadoria nesta sexta-feira, dia 23