O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família até 31 de dezembro. Contudo, das 46.079 famílias guarulhenses cadastradas, 1.356 ainda não atualizaram as informações do programa de transferência de renda federal.
A atualização cadastral é realizada a cada dois anos e visa a confirmação dos dados do beneficiário. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.
A ampliação em mais dois meses ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único. Desde dezembro do ano passado, os gestores municipais estão migrando a base de dados para uma nova versão. No entanto, durante o processo de migração, o trabalho de atendimento aos beneficiários necessita ser suspenso, o que acabou atrasando a atualização que deveria ocorrer até o próximo dia 31, sem bloqueio de benefício. Após esse prazo, o benefício de quem ainda estivesse com informações sem alteração há mais de dois anos seria bloqueado. Agora, o bloqueio só vai ocorrer em janeiro de 2012 e os cancelamentos em março.
Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao novo prazo para evitar que o pagamento seja suspenso a partir de janeiro. Segundo a Prefeitura, 656 famílias serão chamadas para o recadastramento neste mês e as demais, 700, no mês de novembro.