Começa a ser paga nesta terça-feira, 16/8, as duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista, valor emergencial do Governo Federal para compensar o aumento dos combustíveis neste ano. Mais de dois mil profissionais de Guarulhos foram cadastrados para receber o benefício.
Segundo dados enviados pela Prefeitura ao GuarulhosWeb, ao todo, 2.125 taxistas registrados e titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio foram encaminhados pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana para cadastro no benefício emergencial. Após o recebimento, o Ministério do Trabalho e Previdência analisa a demanda e libera o valor.
Edmilson Americano, que foi presidente da Guarucoop por mais de 20 anos e atualmente é presidente da Abracomtaxi (Associação Brasileira das Cooperativas de Táxis), além de secretário de Governo da Prefeitura de Guarulhos, teve papel fundamental nesta conquista dos taxistas. “Estivemos em Brasília algumas vezes reivindicando que o benefício fosse estendido também para os prepostos, aqueles que compartilham os veículos com os proprietários. Fomos ouvidos pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos de Oliveiraque atendeu nossa reivindicação”, afirmou Americano. No início do mês o ministro fez um vídeo agradecendo a contribuição.
O dinheiro será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária. O beneficiário precisará movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito. Caso contrário, o dinheiro voltará para o caixa da União.