Os equipamentos são testados antes de serem vedados e só realizam as operações em dia e hora pré-determinados
Cerca de 2.233 urnas, que serão usadas nas eleições do próximo domingo, tiveram o processo de geração de mídias, carga e lacração concluído. O objetivo da ação é alimentar os equipamentos com dados gravados dos eleitores e dos candidatos a prefeito e a vereador, como nome, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores. O trabalho estava sendo realizado desde a semana passada e envolveu as sete zonas eleitorais da cidade (176ª, 278ª, 279ª, 393ª, 394ª e 395ª).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os dados que são inseridos nas urnas dispõem de assinaturas digitais, o que garante a integridade dos equipamentos e a impossibilidade de violação. Além disso, os equipamentos são testados antes de serem vedados e só realizam as operações em dia e hora pré-determinados.
A apuração poderá ser acompanhada pelo site do TRE. No entanto, o telão, que em outros pleitos era disponibilizado na rua Luiz Faccini pela 176ª zona, para a população acompanhar a situação em tempo real, ainda não está definido. A confirmação desse recurso deverá sair até amanhã.
Vale lembrar que para votar é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação. No entanto, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor, porém o número do documento é indispensável para o preenchimento do formulário de justificativa, caso o eleitor não possa votar e tenha que justificar a ausência.
A votação ocorrerá no dia 7 de outubro, entre 8h e 17h. Em Guarulhos, 825.260 eleitores devem comparecer às seções eleitorais para registrar o voto.