Polícia

Mais de 20 aves silvestres são apreendidas em cativeiro ilegal em Guarulhos

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam 23 aves silvestres em cativeiro ilegal na manhã deste domingo (5) no Parque Jurema. A equipe deparou com as gaiolas e os pássaros em uma residência na rua Jacira. Na averiguação, constataram sinais de maus-tratos por condições precárias de alimentação e água, além da ausência de anilhas, cuja fabricação e distribuição para criadores de aves silvestres seguem regras estabelecidas pelo Ibama.

Com a caracterização do crime ambiental, os agentes encaminharam os animais, as gaiolas e o proprietário ao 4° Distrito Policial, onde a autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência com base no artigo 29 da lei 9.605/98 por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena prevista é detenção de seis meses a um ano e multa.

As aves silvestres, das espécies cambacica (2), coleirinha (1), bigodinho (1), curió (1), canário-da-terra (2), canário-do-reino (1), tico-tico (4), azulão (2), picharro (6), sabiá-laranjeira (1), sabiá-poca (1) e maracanã-verdadeiro (1), após os procedimentos da Polícia Judiciária, foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo para atendimento médico veterinário e posterior soltura na natureza.

Posso ajudar?