Cidades

Mais de 200 pessoas participam do encerramento da Semana do Deficiente

O evento aconteceu no domingo, 29, no Internacional Shopping Guarulhos

O encerramento da Semana do Deficiente no Internacional Shopping Guarulhos, no domingo, 29, teve música, dança e muita animação. Mais de 200 pessoas compareceram ao evento, que finalizou uma programação de sete dias de palestras, oficinas, exposições e atividades culturais.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Maria Luiza Romão, as atividades superaram as expectativas. "Centenas de pessoas participaram das palestras e das oficinas. Muitos deficientes são extremamente talentosos e a sociedade precisa aprender que nós, pessoas com deficiência, somos tão capazes quanto as pessoas sem deficiência dentro de nossas limitações", destacou.

Para Juliana Dias Melo, que faz tratamento fonoaudiológico na Universidade Guarulhos e participa das aulas de coral, a música é uma arte que mudou a sua vida. "Estou feliz por me apresentar com o coral com o qual ensaio há quatro anos e meio. Com eles eu aprendi a cantar, encontrei um lugar para bater papo e fiz muitos amigos", comemorou.

O professor do curso de música em Braille do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, Fábio Bonvenuto, levou dois de seus alunos para tocarem MPB ao som de teclado, violão e voz durante o encerramento. Os cursos são ministrados há cinco anos para alunos com deficiência visual e auditiva e contam com 19 alunos. "Precisamos de mais espaços e momentos como esses na cidade para eles mostrarem seu talento. Eles são tão talentosos quanto os outros músicos, e talvez até mais. Como eles não podem ver e nem depender da partitura, eles têm de guardar tudo na cabeça e aí conseguem tocar espontaneamente, sem serem mecânicos, e com o coração", declarou. Bonvenuto disse que se sente recompensado em desenvolver o trabalho musical com as pessoas com deficiência por perceber que todo empenho em produzir materiais e em buscar métodos é transformado em música de qualidade.

Posso ajudar?