Cidades

Mais de 2,6 mil devem ter IPVA ressarcido por roubo de veículos em Guarulhos

Proprietários terão de volta dinheiro que foi pago em impostos por carros levados por bandidos

Os proprietários dos 2.630 veículos roubados na cidade no ano passado poderão ter a contribuição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devolvida pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Para Assuntos de Segurança Pública do município, o número de carros furtados em 2010 é 5% maior que o do ano anterior, quando foram roubados 2.510 veículos. Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) contabiliza que houve redução de 4,5% no número de furto de carros em Guarulhos.

Em todo território Estadual, a Fazenda deve ressarcir R$ 11,9 milhões aos proprietários de 43,5 mil veículos. No entanto, a devolução beneficiará apenas os contribuintes que já haviam quitado o tributo quanto ocorreu o crime.

Resgate em 2009 – Dos 48 mil beneficiados com o ressarcimento do IPVA em 2009, quando foram liberados R$ 12,8 mil pela Fazenda, mais de 39 mil ainda não resgataram o valor. Os proprietários têm até dois anos para retirar a restituição no Banco do Brasil.

Recebimento – Os valores serão liberados de acordo com a data do roubo. Para quem teve o carro furtado no primeiro trimestre de 2010, o valor já está disponível hoje. Para ocorrências registradas no segundo, terceiro e quarto trimestres, a liberação é prevista para 31 de março, 15 e 29 de abril, respectivamente.

Para o resgate é preciso comparecer com RH e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No caso de pessoa jurídica, é preciso apresentar cópia do contrato social ou da ata da assembléia geral, RH do signatário, além do CRLV.

Não é necessário fazer solicitação, uma vez que o reembolso é automático, já que os sistemas da SSP e do Detran estão integrados ao da Fazenda. Por isso, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência do roubo, o que acusará no sistema do Detran. O contribuindo inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver débito. Mais informações podem ser obtidas no site da Fazenda, www3.fazenda.sp.gov.br.

Posso ajudar?