O período de férias dos 299.399 mil alunos da rede pública de ensino começa na próxima semana. Deste total, 116.000 estudantes estão distribuídos nas escolas municipais que terá o recesso entre os dias 6 e 22 de julho. Já os 183.399 restantes estão divididos entre as 176 escolas estaduais existentes no município e terão o calendário das férias unificado a partir deste ano.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as aulas regulares se encerram no último dia útil de junho e reiniciam no primeiro dia útil de agosto para todas as unidades. Antes da medida, o recesso era de 15 dias e as datas podiam variar entre as escolas. Dessa maneira, as atividades escolares só terminarão após completados os 100 dias letivos previstos para o período de retorno das férias. No total são 200 dias letivos.
A alteração implantada pela Pasta visa compatibilizar o cronograma da rede estadual com os dos demais sistemas de ensino, além de facilitar aos familiares o planejamento de férias dos alunos.
Mas, segundo a professora Cristina Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro de Magistério da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do Estado, no recesso o foco não é o estudo.
"O período de férias e para brincar. A pausa é fundamental para que o aluno possa desenvolver outras atividades", afirma Cristina que ressalta que na última semana do recesso é que se recomenda relembrar o conteúdo já trabalhado e organizar o material escolar.