Cidades

Mais de 400 figurantes participam de simulado de acidente no Aeroporto

Avião que levava 214 passageiros e 16 tripulantes teria tido uma pane no trem de pouso

Uma simulação de acidente, denominada como Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac), foi realizada nesta quarta-feira à tarde no Aeroporto Internacional de Guarulhos com a participação de cerca de 400 pessoas, entre profissionais da comunidade aeroportuária e de outras entidades do município. O principal objetivo do treinamento é checar o Plano de Emergência (Plem) do aeroporto.

Iniciada ao meio-dia e concluída por volta das 13h10, a situação fictícia simulou o acidente com uma aeronave – com 214 passageiros e 16 tripulantes – a poucos minutos do pouso no aeroporto, decorrente de uma pane no sistema de trem de pouso.

No momento que o Centro de Operações de Emergências da Infraero de Guarulhos é acionado, começam a chegar os recursos externos para agilizar todo o processo de salvamento.

Entre as pessoas responsáveis pelo socorro das vítimas, estavam os integrantes da 28ª turma do Curso de Formação de Voluntários de Emergência (CVE). O treinamento formou 70 novos participantes e reciclou 25 ceveanos. O CVE tem o objetivo de capacitar membros da comunidade aeroportuária para desempenhar atividades de socorristas, maqueiros e líderes de equipes que vão apoiar os profissionais médicos durante uma situação real de acidente aéreo.

Integrante do CVE, o profissional de serviços aeroportuários, Edson Serafim, 53 anos, desempenhou a função de socorrista durante o simulado e comenta que o curso lhe proporcionou um aperfeiçoamento para a vida inteira. "Se por acaso me deparar com uma situação de acidente real tenho certeza que terei condições de colaborar para salvar vidas".

O superintendente do aeroporto, Antônio Montano, acredita que o treinamento é uma forma de avaliar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas e testar todos os recursos internos e externos, disponibilizados para uma situação dessa natureza. "A simulação de acidente é uma forma de garantir que todos os envolvidos na operação de salvamento estarão preparados para enfrentar qualquer tipo de sinistro".

A simulação contou com a participação do helicóptero da Polícia Civil, de viaturas do Corpo de Bombeiros do aeroporto, da Defesa Civil, da Polícia Militar, do Exército, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência de Guarulhos) entre outros.

Realizado uma vez ao ano, o simulado de acidente aéreo é fundamentado em normas da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil e da Infraero. Durante a realização do exercício, o aeroporto manteve as operações normalmente.

Posso ajudar?