Mais de cinco mil alunos do ensino médio de escolas públicas do município participaram da 1ª Feira do Estudante Itinerante ”Inspiração para Continuar” promovida pela Prefeitura de Guarulhos em cinco bairros diferentes ao longo da semana. Nesta sexta-feira (21), o evento ocorreu na EE Dom Paulo Rolim Loureiro, na Ponte Grande, que fechou a programação iniciada na última segunda-feira (17) e contou com a presença do prefeito Guti acompanhado do subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.
“A Feira do Estudante foi até as escolas para levar conhecimento e oportunidade aos jovens e é desta maneira que trabalhamos: descentralizando os serviços, indo mais perto da população para fazer acontecer”, afirmou o prefeito.
Após dois anos suspensa em razão da pandemia, a tradicional feira voltou no formato itinerante envolvendo oito instituições de ensino nos bairros Vila São Rafael, Conjunto Haroldo Veloso, Jardim Angélica, Jardim Bela Vista e Ponte Grande.
Para o chefe do Executivo municipal, a iniciativa abre perspectivas futuras à juventude. “Ela serve para ajudar o aluno a descobrir qual o papel dele no mundo, o que quer fazer e ser. Qualquer um pode ser o que desejar, bastando acreditar, pensar, planejar e agir com vontade”, explicou Guti à plateia de adolescentes.
De acordo com a diretora da escola, professora Ana Maria Martins Valim, o evento possibilita o contato dos estudantes com faculdades e com cursos técnicos que oferecem mais oportunidade de trabalho e estudo. “É um evento de extrema relevância para o desenvolvimento de nossos alunos de forma socioemocional”, disse Ana Maria.
Nas escolas visitadas os jovens tiveram oportunidade de percorrer estandes de diversas empresas parceiras onde receberam informações e orientações sobre estágios remunerados, cursos profissionalizantes, de idiomas, técnicos e de graduação, além de assistir palestras sobre carreiras e dicas sobre empreendedorismo e estágios.
Nicoly Rodrigues Reis, de 18 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e pretende ingressar na faculdade de psicologia. “Quero ser psicóloga jurídica para ajudar a resolver casos policiais e, para isso, vou fazer especialização depois. Fui a todos os estandes da feira e fiz cadastro para estágio na área administrativa, pois concluí o curso técnico de administração”, contou a jovem moradora da Ponte Grande.
A ação foi coordenada pela Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, que também disponibilizou aos estudantes os projetos Estagiando de encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho e Amigo Estou Aqui, que promove sensibilização, alerta, prevenção e conscientização de adolescentes sobre depressão e suicídio.
A 1ª Feira do Estudante Itinerante teve como parceiros as empresas UniCV- polo Guarulhos, Bellotis Estágios, Brilho Próprio, Fisk Idiomas, Ellenco Estágios, IGEduca, UNG, Faculdade Academus, Unip, School of Rock, Achieve Languages, Escola DDance, Escola do Mecânico, Yazigi, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdade Phorte, Fig-Unimesp, Projeto Sonoro, CEG Conecta, Companhia das Asas e a ONG Olhar de Bia.