O Comando do 31º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano divulgou nesta terça-feira balanço sobre a Operação Padrão que visou melhorar a eficiência, a efetividade e a eficácia do policiamento ostensivo preventivo, na área territorial de sua responsabilidade (parte de Guarulhos, Arujá e Santa Isabel). Conforme os números revelados, desde janeiro deste ano, ao todo foram 17 armas apreendidas, 15 procurados capturados, 52 pessoas detidas em flagrante delito e 361 veículos apreendidos.
O objetivo da operação foi de criar uma rotina que aperfeiçoe diuturnamente os programas de policiamentos (Radiopatrulha, Força Tática, ROCAM e Ronda Escolar) de modo que o policiamento ostensivo preventivo tenha direcionamento para as áreas de interesse de segurança pública buscando reduzir os indicadores criminais, gerando maior visibilidade e segurança à comunidade.
A Operação Padrão desencadeou rotineiramente ações denominadas escola segura, praça segura, bairro seguro, comércio seguro, bloqueio – visibilidade, visibilidade, operação duas rodas, operação bike, e operação caixa eletrônico em bairros como São João, Lavras, Soberana, Fortaleza, Água Azul, além de Arujá e Santa Isabel.
O balanço da operação foi divulgado um dia após o HOJE ter publicado matéria revelando que o número de furtos e roubos de veículos em janeiro deste ano em Guarulhos comparado ao mesmo período do ano passado registrou um aumento da ordem de 26%. Em 2011 foram registrados um total de 362 ocorrências contra os 455 casos verificadas neste ano.