O sistema de recadastramento dos servidores públicos municipais foi considerado um sucesso pelo Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref), coordenador da ação, ao lado da Prefeitura de Guarulhos, Saae e Câmara Municipal. O sistema foi disponibilizado para acesso dos servidores na última sexta-feira (23), juntamente com a publicação da Portaria 010/2015 do Ipref, regulamentando a atualização cadastral. De lá até o início da tarde desta segunda-feira (26), 338 servidores fizeram a atualização de dados completa e mais 547 haviam iniciado o processo, num total de 885 acessos ao sistema on-line.
Foram 112 recadastramentos concluídos no primeiro dia de teste; 20 no sábado (25); 11 no domingo (25); e mais 43 até a metade do dia de ontem. A disponibilidade do sistema on-line de recadastramento foi antecipada para facilitar o contato do servidor com a plataforma de dados, que é simples e fácil de ser utilizada (ver abaixo). É recomendado ao servidor que tenha em mãos seus principais documentos antes de iniciar a atualização. O prazo oficial para informar seus dados vai de 1º a 28 de fevereiro.
O recadastramento pode ser feito nos seguintes endereços eletrônicos: no site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), Portal do Servidor e da Servidora (http://portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br), Câmara Municipal de Guarulhos (www.camaraguarulhos.sp.gov.br), Saae (www.saaeguarulhos.sp.gov.br) e (www.iprefguarulhos.sp.gov.br). Ou diretamente pelo link, https://guarulhos.gestprev.com.br/acp/login
Quem deve se recadastrar
O recadastramento é obrigatório a todos os servidores da Prefeitura, Câmara Municipal, Ipref e Saae, de acordo com o Decreto 31.939/2014. De acordo com esse instrumento, devem se recadastrar todos os servidores ativos, sejam cedidos, afastados ou licenciados, regidos pelo Estatuto (estatutários e comissionados) e os regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref), conforme Decreto 31.939 de 2 de junho de 2014.
O recadastramento dos servidores é necessário para que cada um dos entes municipais possa atualizar sua base cadastral e melhorar a gestão de pessoal. A atualização de dados também é importante para a prestação de informações sobre os atos de pessoal ao Tribunal de Contas do Estado do Estado de São Paulo (TCE-SP) e demais órgãos de fiscalização e ainda fornecer informações atualizadas para auxiliar quando da implantação do Regime Jurídico Único.
Três etapas
Na primeira, o servidor vai confirmar seus dados pessoais, como nomes dos pais, endereço e números de documentos. Por isso, se não souber, é importante que tenha em mãos ou anotado em papel o RG, a Carteira Profissional (número e série), o título de eleitor, o CEP da residência.
A segunda etapa é para verificar a relação de seus dependentes e se estão corretos. Isso vale para a Previdência Social e/ou para o Imposto de Renda.
A terceira etapa é a que exige um pouco mais de atenção, porque o servidor precisará da Carteira de Trabalho em mãos ou de contratos anteriores em que conste o CNPJ das outras empresas em que trabalhou e descontou o INSS. Para quem tem tempo de serviço anterior ao serviço público, no espaço indicado, deverá anotar o nome da empresa ou do empregador, o número do CNPJ, a data em que entrou no emprego e a data em saiu – só o tempo em que é comprovado e que conta para aposentadoria. Se tiver todos, melhor. Mas não há a obrigatoriedade de comprovar todo o tempo de serviço.
Aqueles que não têm essa comprovação, deixam em branco, mas é necessário abri-la. Pronto. Vai aparecer na tela a mensagem: O cadastro foi realizado com sucesso!