Estudo realizado pela Unifesp em 2011 revela que mais de 60% dos alunos do campus Guarulhos não é da cidade. Conforme o relatório, obtido pelo Guarulhos HOJE, 48% dos matriculados moram na Capital, 10,73% são oriundos de cidades do Interior de São Paulo e 5,3% de outros estados da federação. Os 35,97% restantes são alunos que moram em municípios da Grande São Paulo, incluindo Guarulhos. Ou seja, o número de guarulhenses pode ser bem inferior a esse.
Os dados revelados pelo estudo refletem diretamente duas reivindicações dos alunos, que estão em greve desde o último dia 22: a baixa quantidade de transporte público disponível para atender a demanda exigida pela quantidade de estudantes da universidade, e também, a ausência de moradia estudantil próximo ao campus, no Pimentas. Além de melhoria no transporte, os cerca de 3 mil alunos alegam falta de salas de aula, laboratório de informática e restaurante universitário.
Nesta terça, a comissão de greve dos estudantes fará uma reunião com o diretor acadêmico do campus Guarulhos para apresentarem suas reivindicações e tentarem uma resposta efetiva da universidade sobre as melhorias exigidas. Segundo a comissão de comunicação da greve, até o momento, nenhuma resposta da Unifesp foi dada aos estudantes. Na quinta-feira, dia 12, será a vez dos professores aderirem a paralisação. Na semana passada, uma assembléia entre os docentes decidiu pela greve.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Diretoria Acadêmica do Campus informou estar negociando com os governos locais a identificação de terrenos para a construção de moradias estudantis. Ainda segundo a instituição, o campus Guarulhos paga mensalmente 600 auxílios permanência para sua população estudantil que é de 2900 alunos e disponibiliza cinco ônibus gratuitos, que partem ida e volta da estação Itaquera do metrô, até o Campus. Um novo ônibus, cedido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis entrará em circulação em alguns dias.
Perfil dos alunos da Unifesp Guarulhos
-
48% moram na Capital;
-
35,97% moram em municípios da Grande São Paulo (incluindo Guarulhos);
-
10,73% moram no Interior;
-
5,3% vieram de outros estados da federação;
-
65,95% vieram de escola pública;
-
34,05% vieram de escola particular;
-
69,47% ingressaram pelo Enem;
-
28,71% ingressaram pelo vestibular;
-
0,5% não têm renda;
-
64,2% têm renda de até 5 salários mínimos;
-
2,5 salários mínimos é a média de renda dos estudantes