Até a primeira quinzena de novembro, mais de 720 armas foram entregues nos postos de coleta da Guarda Civil Municipal, Batalhões da Polícia Milita e Polícia Federal no município. Os dados são da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos que, firmou no início do mês firmou convênio junto ao Ministério da Justiça, para fazer parte da Campanha Nacional do Desarmamento 2011.
Com o convênio, duas bases da Guarda Civil Municipal estão aptas a receber armas de fogo de cidadãos queiram se desfazer delas. A campanha nacional tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País.
Na ocasião, o secretário de Segurança João Dárcio falou sobre a importância do desarme da população. "Quanto menos armas estiverem em circulação, menor a probabilidade de termos acidentes que podem tirar a vida de uma pessoa", disse o secretário lembrando alguns casos de crianças e adolescentes que já perderam a vida acidentalmente ao manusear armas.
Qualquer pessoa que queira entregar uma arma de fogo deve retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma. Para conseguir a guia, basta entrar no site da PF. Com ela, a pessoa pode se locomover de maneira legal e segura. Importante, ainda, descarregar e embalar a arma. Munições devem ser levadas separadamente, mas não serão indenizadas. A identificação de quem quiser entregar a arma não é obrigatória.
Conforme o Ministério da Justiça, com 8,3 mil armas, São Paulo é o estado com maior volume de entregas. Considerando-se, porém, a relação entre população e armas devolvidas é o Rio Grande do Sul que assume a melhor posição na campanha.
São 34 armas entregues por cada grupo de 100 mil habitantes do estado, totalizando 3,6 mil armamentos. Pernambuco (22,2 armas por 100 mil habitantes), Rio de Janeiro (21 armas por 100 mil), Acre (19,9 armas por 100 mil) e São Paulo (19,7 armas por 100 mil) completam a lista dos cinco estados com maior número de devoluções.