Até o momento 996 candidatos ao cargo de vereador já registraram sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a disputa de uma das 34 cadeiras do Legislativo. No entanto, esse número deve superar os quatro digitos, já que deverá sofrer alterações devido ao fato de que foram 24 partidos, dentre os 29 existentes, que registraram os nomes no tribunal e tiveram as candidaturas já homologadas. Mesmo assim, o número é superior ao observado nas eleições de 2008, quando a cidade contabilizou 870 nomes para o cargo.
No total três coligações foram formalizadas. Com o slogan "Unidos por Guarulhos", o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Partido Republicano Progressista (PRP) somam a maior aliança com 68 candidatos; seguidos pela coligação do Partido dos Trabalhadores com o Partido Pátria Livre, somando 65 candidatos; e por último o Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com 56 candidatos.
Além deles, o Partido Progressista (PP), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Trabalhista Cristão (PTC) somam cada um 51 candidatos.
Dos atuais vereadores apenas quatro não tentarão um novo mandato, sendo Alan Neto (DEM) e Wagner Freitas (PP), já que são candidatos a prefeito; Eduardo Kamei (PTB), candidato a vice-prefeito; e Eraldo Souza (PRTB), que está fora da disputa.
No entanto, está nas mãos de cerca de 825.260 guarulhenses que irão às urnas no dia 7 de outubro definir o destino de cada um.
Quantidade de vereadores por partido
PT 64
PT do B 53
PP 51
PSC 51
PSD 51
PSDB 51
PSDC 51
PTC 51
DEM 50
PSL 50
PR 49
PV 48
PMN 46
PSB 44
PTB 44
PMDB 43
PPS 42
PSOL 42
PDT 40
PRP 39
PHS 29
PRTB 03
PSTU 03
PPL 01
PCB Não contabilizado pelo TSE até o momento
PC do B Não contabilizado pelo TSE até o momento
PCO Não contabilizado pelo TSE até o momento
PRB Não contabilizado pelo TSE até o momento
PTN Não contabilizado pelo TSE até o momento