Quanto mais os democratas conhecem sobre Bernie Sanders, mais parecem gostar dele. Uma porcentagem maior de eleitores registrados do Partido Democrata veem o senador por Vermont como agradável, honesto, competente e compassivo que há dois meses, segundo pesquisa da Associated Press e do instituto GfK. Para 72% dos eleitores ouvidos, Sanders poderia vencer a eleição geral, 21 pontos porcentuais a mais que na sondagem realizada em dezembro.
A pesquisa mostra o desafio que a ex-secretária de Estado Hillary Clinton tem pela frente, na disputa com o rival pela indicação democrata à corrida pela Casa Branca. Sanders ganha voto, enquanto Hillary mantém uma vantagem grande no apoio da liderança partidária.
Entre os eleitores ouvidos, 74% dos democratas dizem que tem uma visão favorável de Hillary, enquanto 64% dizem o mesmo sobre Sanders. Para o pré-candidato, isso representa um crescimento de dez pontos porcentuais. Mas 16% dos eleitores democratas registrados ainda dizem que não conhecem Sanders o suficiente para formar uma opinião.
Desde dezembro, Sanders tem avançado em outros aspectos. Para 64% dos consultados, ele é competente, quando em dezembro apenas 55% concordavam com essa afirmação. Também é visto como mais honesto que em dezembro, de 64% a 56%. Hillary é vista como honesta por 55% dos democratas – entre todos os eleitores, apenas 30% consideram Hillary honesta.
A pesquisa mostra, porém, que Hillary tem trunfos sobre o rival de sigla. Para 90% dos eleitores, ela poderia vencer a eleição contra o candidato republicano, uma vantagem de 16 pontos sobre o rival. Ela também é vista como mais decisiva e mais competente. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Fonte: Associated Press.