Cinema

Mais tecnologia no novo CR-V

Quarta geração do crossover chega com nova opção em sua linha

O Honda CR-V mudou. Além do novo design e da nova motorização, de 155 cv, a quarta geração do crossover da Honda está mais inteligente: a linha 2012 incorporou o que há de mais avançado quando se fala em tecnologia automotiva, ou seja, ele vem com todo o pacote tecnológico que também passou a fazer parte da 9ª geração do Civic, lançado no início deste ano no país.

O grande atrativo da nova geração é o i-MID (intelligent Multi-Information Display). Trata-se de uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão Econ, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

A partir deste ano, o CR-V também recebeu mais uma opção em sua linha. Até então, o modelo era comercializado com a transmissão automática em suas duas versões (LX e EXL). A partir de agora, o crossover importado do México oferecerá um modelo com transmissão manual para a versão de entrada, a LX.

Além disso, novos itens de segurança incluídos na versão EXL, como os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal, estão entre as evoluções que deixaram o veículo completo.

O CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores preto Cristal, cinza Titanium, cinza Paladium, prata Metálico e branco Tafetá.. Seu preço público sugerido é de R$ 84.700 (LX 2.0 4×2 MT ), R$ 87.900 (LX 2.0 4×2 AT) e R$ 103.200 (EXL 2.0l 4×4).

Design agressivo e aerodinâmico

Visualmente, o CR-V 2012 está mais agressivo e aerodinâmico. Na dianteira, a grade frontal integra capô, para-choque e farol. As linhas estão mais expressivas, conferindo ao modelo elegância e esportividade. Na traseira, as lanternas maiores invadem a tampa do porta-malas. Os faróis também chamam a atenção. Para 2012, as duas versões contam com a função de acendimento automático e os de neblina estão presentes na versão EXL. Outro destaque é o trilho de teto, produzido em policarbonato resistente, com dois pontos para fixação de barras transversais (versão EXL). As rodas de 17 polegadas também ganharam um desenho novo. Seu design também é realçado pelas maçanetas externas e friso ao redor da grade cromadas.

Internamente, assim como o novo Civic, o CR-V teve seu projeto baseado no total controle pelo motorista. Todos os comandos são de fácil acesso ao menor esforço do condutor e a maior parte deles está no próprio volante de direção.

Por isso, o painel foi unificado ao novo console central e passa a contar com duas telas de LCD. Isso trouxe ainda mais praticidade. O modelo também está aconchegante, espaçoso. Além disso, a iluminação, beneficiada por uma grande área envidraçada, e o volante, que possui ajustes de altura e de profundidade, chamam a atenção.

O porta-malas maior é uma das novidades dessa geração. Sua capacidade é de 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Com os bancos rebatidos, ele tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).

O sistema de som da versão EXL possui entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, tem sistema CD Changer para seis discos, subwoofer e tweeter. Já a versão LX é comercializada com CD Player com leitor MP3 e WMA. Outro detalhe é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente e é comercializado apenas na versão EXL.

Mais um item de comodidade nas duas versões são os para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro, com iluminação embutida. Já a EXL ainda conta com teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e detalhes de portas em couro. Aliás, couro é o revestimento dos bancos da versão top de linha, enquanto o modelo LX recebe tecido.

Outra evolução nesta nova geração é o controle remoto da chave, que tem a função de abrir e fechar as janelas (ambas as versões) e o teto solar (EXL). Os vidros elétricos de todas as versões também passam a contar com a função "one-touch", sistema em que é necessário dar apenas um toque para que a janela desça ou suba até o fim do curso, sem deixar a segurança de lado, pois o conjunto conta com o sistema de anti-esmagamento.

Mais potente

O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração do CR-V está mais potente. Passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.300 rpm.

Para 2012, a versão LX ganha um modelo com transmissão manual de seis velocidades. Além disso, a transmissão automática de cinco velocidades continua fazendo parte da linha CR-V em suas duas versões (LX e EXL).

Mais seguro

Em relação a segurança, a linha 2012 recebeu o sistema HSA (Hill Start Assist). Ele auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal. Esse tempo é o suficiente para acelerar em rampas com inclinação maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outra novidade na versão top de linha é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade.

O modelo também apresenta seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão top de linha –a versão LX possui airbag duplo frontal. O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

A versão EXL do modelo conta com o exclusivo sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessitam de uma maior tração e de aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX possui a tração dianteira 2WD.

Função Econ

Assim como o Civic 2012, o modelo vem equipado com o botão Econ, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem "ECON ligado" é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON.

Câmera de ré

A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo CR-V e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LX AT e LX MT, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXL, a visualização ocorre na tela do GPS.

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