A história do automóvel fascina pela inserção na cultura dos povos, além da diversidade criativa e as paixões que desperta. Desde a primeira patente, em 29 de janeiro de 1896, quando nasceu a atual Mercedes-Benz, foram 125 anos de trajetórias brilhantes e muitas nem tanto. Mais de mil marcas com alguma expressão disputaram lugar ao sol nesse século e um quarto de vida. Hoje menos de uma centena sobrevive, sem contar fabricantes de nicho e a prolixidade existente na China, já em processo de consolidação.
A seleção natural e as exigências de mercado, tão volúvel como sensível às condições econômicas, barraram ideias e sonhos. Por consequência, apenas 13 conseguiram se tornar centenárias: Alfa Romeo, Audi, Buick, Cadillac, Fiat, Ford, Lancia, Mercedes-Benz, Opel, Peugeot, Renault, Rolls-Royce e Skoda. Nesse clube fechadíssimo, o próximo membro a incluir é a Chevrolet.
O suíço Louis Chevrolet tem ligação histórica com a também centenária
Para competir com outras 270 marcas existentes na época nos EUA, Durant decidiu que o refinado Classic Six, de US$ 2.150, teria que dar um lugar a um modelo mais simples, de US$ 525, para combater o Ford modelo T. A Chevrolet só alcançou a liderança do mercado americano em 1931 e lá permaneceu até 1985 (à exceção de quatros anos). Como verdadeiro ícone americano, é citado em mais de 300 músicas.
Sobreviveu à crise econômica de 2008/09, quando o governo federal injetou dinheiro e se tornou dono da companhia até a reabertura recente do capital
No Brasil desde 1925, inicialmente apenas montando veículos, a marca detém uma estável terceira posição de mercado, mas lidera na América do Sul com um milhão de unidades comercializadas em 2010. O país é o segundo mercado mundial para a Chevrolet, depois dos EUA, porém a filial chinesa deve assumir esse posto em 2011.
No ano do centenário da
RODA VIVA
Melhor mês de maio da série histórica, os 318.000 veículos vendidos tiveram a influência do maior número de dias úteis em relação a abril. No critério de vendas diárias, as 14.500 unidades ficaram 5% abaixo do mês anterior. No acumulado do ano, comparado a 2010, crescimento foi de 8,8%. Ainda dentro da previsão da Anfavea de acomodação nos próximos meses.
Renault prevê que seu SUV compacto Duster, no segundo semestre, pouco afetará as vendas do Sandero Stepway. Para tanto, reduziu o preço da versão aventureira do seu compacto anabolizado, no ano modelo 2012, mantendo diferença confortável. Mercado dos utilitários esporte no Brasil cresceu nada menos de 16 vezes, em dez anos.
Versões de duas portas dos compactos, que já reinaram no mercado, ensaiam uma retomada. Caso do Uno Sporting, com retoques de decoração na carroceria e novas rodas, além do motor de 1,4 litro/88 cv (etanol). Interior também recebeu cuidados específicos. Só não dá para entender porque os comandos internos dos retrovisores laterais dispensaram comando elétrico.
Retorno do Salão do Automóvel do México, dessa vez em Guadalajara e por iniciativa do brasileiro Sérgio Oliveira, promete novidades como o March sedã (hatch é esperado aqui até outubro). Mais de 22 marcas confirmaram participação. A última exposição foi há três anos na cidade do México. Este ano se realizará entre 2 e 10 de julho.
Motores de três cilindros vão “invadir” os modelos compactos. Ford confirmou, nos EUA, que a versão de
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