A russa Ekaterina Makarova se classificou nesta quarta-feira para a primeira semifinal de Grand Slam da sua carreira. Para alcançar tal campanha, a número 18 do mundo derrotou a bielo-russa Victoria Azarenka, 17ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1 hora e 27 minutos.
Até esta vitória, as quartas de final de um Grand Slam (Aberto da Austrália de 2012 e 2013, Wimbledon de 2014 e US Open de 2013) eram o limite de Makarova. Mas a russa conseguiu superar tal barreira ao vencer Azarenka, finalista das edições de 2012 e 2013 do US Open.
Nesta quarta-feira, Azarenka conseguiu a primeira quebra de serviço da partida, no quinto game. A bielo-russa, porém, perdeu o seu saque no game seguinte. E Makarova voltou a brigar no momento de definição da parcial, no décimo game, quando converteu mais um break point, fechando a parcial em 6/4.
O segundo set da partida seguiu equilibrado até o sexto game, quando Makarova conseguiu uma quebra de saque no sexto game. A situação se repetiria no oitavo game, com Azarenka perdendo novamente o seu serviço e sendo batida por 6/2. Assim, a russa se classificou para as semifinais do US Open.
Classificada, Makarova agora espera a definição da sua próxima adversária no US Open. A tenista russa terá pela frente a vencedora da partida entre a norte-americana Serena Williams e a italiana Flavia Pennetta, que será disputada ainda nesta quarta-feira.