Cidades

Mapas digitais mostram evolução de São Paulo durante 50 anos

Site mostra as mudanças de São Paulo durante meio século

São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira, dia 25, e para comemorar a data, nada como "matar" a curiosidade e ver como a cidade mudou nos últimos 53 anos.

Uma dica é a Multipectral Mapas Digitais que, por meio de fotografias aéreas, tiradas em 1958 e em 2008, verificou que a cidade sofreu mudanças radicais ao longo do tempo, e disponibiliza estas imagens no seu site: www.geoportal.com.br.

O site consegue mostrar também algumas regiões metropolitanas – nem todas, em virtude da falta de registro de 1958 -, como Guarulhos e São Caetano, entre outras.

Em 1958, por exemplo, a Mooca já era um bairro populoso. De lá para cá, é possível notar que a maioria das casas e prédios permaneceu. No Centro, quase todos os prédios já existiam.

Longe dali, São Paulo ainda era cheia de mato. O final do trecho sul da avenida Nações Unidas se transformou em um grande parque de indústrias. Enquanto as áreas verdes no Parque do Morumbi se mantiveram, todo o restante foi tomado por residências e empresas. O bairro do Morumbi tinha poucas ruas abertas para os primeiros loteamentos. Hoje, a região é dividida entre o bairro mais rico e a maior favela de São Paulo, a Paraisópolis. Já a avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini teve sua ampla região desabitada transformada num dos maiores centros comerciais da cidade.

Um passeio por São Paulo revela o crescimento da população no bairro Alto de Pinheiros e a verticalização da população na avenida Paulista. O bucólico rio Tietê, canalizado para a passagem da Marginal Tietê, e a ocupação populacional, que cresceu até os limites de Itaquera. A valorização de bairros como a Chácara Klabin e o aumento de avenidas e veículos em grandes avenidas, como a Bandeirantes e a Washington Luís aparecem fortemente.

Posso ajudar?