Mundo das Palavras

Mara Rúbia: sua rica (e esquecida) carreira

A lembrança de Walter D´Avila – que até 19 anos atrás era o “Baltazar da Rocha”, do programa de televisão “Escolinha do Professor Raimundo”-, embora já comece a ficar apagada na memória dos brasileiros, certamente ainda está mais viva do que a de sua parceira na peça “Miss França”, encenada no Rio de Janeiro em 1950, a vedete e atriz paraense Mara Rúbia. 
 
Walter foi um artista de projeção, como muitos parceiros de Mara. Participou de outros programas de televisão de grande audiência, como “Praça da Alegria” e os comandados por Jô Soares, além de aparecer em 20 filmes. Este currículo dele, porém, em nada diferia do de outros artistas com quem Mara atuou. Eles se constituem atualmente, na melhor demonstração da importância alcançada pela vedete e atriz, ao longo de quase 40 anos, dentro da História da Cultura Nacional. Resumidos entre parênteses, estes currículos mostram Mara sempre ao lado de grandes nomes das artes do país. 
 
Nas 24 peças de teatro de revista, nas quais Mara se celebrizou como grande vedete, sendo eleita duas vezes Rainha das Atrizes Brasileiras, ela teve como parceiros, entre os anos de 1944 e 1965: Oscarito (48 filmes), Grande Otelo (119 filmes e 23 programas na televisão), Costinha (43 filmes), Consuelo Leandro (19 filmes), Renata Fronzi (14 filmes, 21 personagens na televisão), Violeta Ferraz (22 filmes). E dois dos maiores atores do país: Jaime Barcelos (21 filmes e 23 telenovelas) e Sadi Cabral (53 filmes, 20 telenovelas).
 
Igualmente consagrados foram os colegas com os quais Mara integrou elencos de 9 peças de teatro, entre 1947 e 1971. Entre eles, Nicette Bruno (44 papéis na televisão), Jardel Filho (35 filmes e 17 telenovelas), Cleyde Yaconis (8 filmes, 33 telenovelas, 35 peças de teatro). E, ainda, Henriette Morineau, a “Madame do Teatro do Brasil”, fundadora da Companhia dos Artistas Unidos – uma lenda entre os artistas, condecorada pelo Governo brasileiro. Assim como Maria Clara Machado, atriz de 15 elencos, fundadora do famoso Teatro Tablado, do Rio de Janeiro, diretora de 67 peças e autora de 29. 
 
Como atriz de cinema, Mara trabalhou entre 1946 e 1980. Fez 15 filmes, ao lado de Cacilda Becker, talvez a mais importante atriz brasileira de todos os tempos, assim como de celebridades ainda hoje festejadas: Marília Pera, Leila Diniz, Plínio Marcos, Norma Benguel, Itala Nandi, Othon Bastos, Cláudio Cavalcanti, Sonia Braga e Nelson Xavier. 
Na televisão, entre 1952 e 1974, Mara participou de 12 programas com artistas do nível de Chico Anísio e Tonia Carrero. Depois, contratada pela TV Globo, atuou, entre 1978 e 1979, nas novelas “Pulo do Gato”, “Sinal de Alerta” e “Feijão Maravilha”. 
 
Contudo, de tudo o que fez, restam, atualmente, no Youtube, apenas atuações de Mara em duas cenas: na sua última novela e no filme “O casamento”. 
 

Posso ajudar?