Neste sábado, dia 20, acontece a tradicional Marcha da Consciência Negra. A concentração será às 8h30, na praça dos Estudantes, no Centro. O evento é realizado anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20, data de aniversário da morte de Zumbi, um dos mais importantes líderes do Quilombo dos Palmares, e símbolo da resistência negra à escravidão.
Com o tema "Guarulhos construindo a igualdade racial", a Marcha homenageia os 450 anos de Guarulhos e, ainda, o herói da Revolta da Chibata, João Cândido, conhecido como Almirante Negro, e o abolicionista Luís Gama, que ao longo de sua vida libertou mais de 500 escravos, através de defesa nos tribunais ou arrecadando dinheiro para a compra de alforrias.
Na oportunidade, os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível (exceto farinha, sal e açúcar) por uma camiseta personalizada do evento. Todo material recolhido será enviado para o Fundo Social de Solidariedade.
1º Festival de Artes e Cultura Negra
No mesmo dia da Marcha, a programação do Novembro Negro terá ainda, a partir das 13h, no Adamastor Centro, o 1º Festival de Artes e Cultura Negra, com exposição de trabalhos inspirados pela cultura negra, e oficinas práticas de penteado afro, colares, bonecas de pano, bonecas em miniatura, samba, dança afro, percussão, hip-hop, dança de rua (break), DJ, rap rima, grafite, dentre outras.
Show com Leci Brandão
O festival será encerrado com grande show da cantora Leci Brandão, às 19h, no Páteo de Eventos do Adamastor Centro. A abertura musical ficará a cargo da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) e Banda Show.
Programação do Novembro Negro está no site www.guarulhos.sp.gov.br .